Seja bem vindo ao meu blog, Deixe seu recado e opinião ;)
RSS

19 de setembro de 2007

dia 22 de setembro É o Dia Mundial sem Carro

A pé, de bicicleta, de skate ou de patins, não importa. Sábado, dia 22 de setembro, é dia de deixar o automóvel em casa e reencontrar a alegria de andar pela cidade. É o Dia Mundial sem Carro, um movimento que nos convida a refletir e mudar alguns hábitos que comprometem a qualidade de vida nas metrópoles e o equilíbrio do planeta.

A mobilização faz sentido, afinal o aumento de carros em circulação nos centros urbanos gera impacto no meio ambiente, na segurança e na saúde da população. Os inúmeros automóveis das cidades produzem poluição sonora e do ar, doenças respiratórias, sedentarismo, congestionamentos, irritabilidade, perda de tempo e acidentes, além de ser uma opção cara e nada sustentável. Em São Paulo, por exemplo, os veículos motorizados são responsáveis por 70% da emissão de poluentes na cidade.

Implantado pela primeira vez na França, em 1998, o Dia Mundial sem Carro foi lançado para sensibilizar as populações sobre a importância de adotar atitudes simples que ajudam a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera, responsáveis pelo aquecimento global.

A idéia logo foi encampada pelas grandes metrópoles da Europa e chegou ao Brasil em 2001. Atualmente, 1.500 cidades do mundo participam oficialmente e, até o momento, 50 cidades brasileiras estão organizando atividades para o dia 22. Nesse dia também se comemora o Dia Mundial do Pedestre e espera-se que ele inspire todos os outros dias do ano.

Sem carro em São Paulo

A cidade de São Paulo incorporou a data em 2005, sob a coordenação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Neste ano, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que realizará a “Virada Esportiva” alinhada ao evento, e de 250 entidades que integram o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade.

A programação geral incluirá desde passeios ciclísticos e caminhadas até gincanas entre escolas públicas, com o tema “educação no trânsito”. A Secretaria do Verde também programou a distribuição de flores e plantas.

“Nesse dia, espero que a cidade possa reavaliar a dependência que o paulistano tem do automóvel, afinal ela reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas”, afirma Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

A partir do evento, o secretário conta com a pressão de cada cidadão para exigir das autoridades públicas um transporte público de qualidade. “Com ampliação de corredores exclusivos, combustíveis mais limpos, regulagem obrigatória dos veículos, recuperação e expansão das linhas de troleibus, incentivo ao uso de bicicletas e instalação de bicicletários dentro de terminais de ônibus e metrô”, enumera.

São Paulo, outra cidade

À frente do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, destaca a importância de aderir ao Dia Mundial sem Carro. “É uma oportunidade para refletir e tentar experimentar a cidade de outra maneira”, afirma.

Segundo Grajew, a sociedade precisa avançar no transporte público e optar por soluções sustentáveis, além de planejar a mobilidade das pessoas. “É importante que as calçadas possibilitem o acesso de idosos, crianças e portadores de deficiências, e que os motoristas respeitem os semáforos de pedestres. As ciclovias também devem ser construídas como alternativa concreta para aqueles que desejam utilizar a bicicleta como meio de transporte”, diz.

Ele lembra que a cidade de São Paulo conta com apenas 27 km de ciclovia, enquanto Bogotá, capital da Colômbia, tem 350 km. “Oferecer opções de transportes não-poluentes ou coletivos resultará em melhoria da qualidade do ar e de vida da nossa população. Daí a importância de aderir ao movimento, pois teremos um dia inteiro voltado à educação”, conclui.

A Natura apóia o Movimento Nossa São Paulo e o Dia Mundial sem Carro, pois acredita que são iniciativas importantes para conscientizar e estimular a participação das pessoas na solução das questões de cidadania e de respeito ao meio ambiente. Por isso, está estimulando a participação e divulgando o evento entre todos os seus públicos, especialmente para os mais de 600.000 Consultores, que atuam em todas as regiões do País.

Para mais informações, acesse:

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/eventos/0010

http://www.nossasaopaulo.org.br/verconteudo.asp?idSecao=17

A jornada de norte a sul

Outras capitais brasileiras estão engajadas no Dia Mundial sem Carro. Na cidade de Manaus (AM), localizada junto à floresta amazônica, que já sofre com a poluição provocada pelo excesso de veículos nas ruas, os arredores do evento só poderão receber transportes coletivos, bicicletas e outros transportes alternativos.

Em Belo Horizonte (MG), o RUAVIVA – Instituto da Mobilidade Sustentável e a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos estão organizando a VII Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”. Na programação, estão previstos o fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres e um grande passeio ciclístico.

O Rio de Janeiro (RJ) aderiu ao projeto e prepara, para o dia 22, um evento, cujo mote será “Redescobrir a Cidade”, com o apoio da Secretaria Municipal dos Transportes. A capital carioca conta com a maior malha cicloviária do País: 140 km. Brasília (DF) também planeja organizar diversas atividades, assim como Porto Alegre (RS) e outras cidades brasileiras.


*** retirado do site Natura

3 comentários:

Pena disse...

Doce Amiga Luciana:
Este "Dia Mundial sem Carro" que descreve minuciosamente, revela-se de um papel e de uma importância grandiosa para todas as pessoas. Estas iniciativas são de elogiar e incentivar pelas razões maravilhosamente descritas e, que vão levar os cidadãos do seu já lindo país, a optarem por um mundo mais arejado, harmonioso e repleto de saúde.
Perfeito!
Excelente atitude numa profunda e bela investigação que adorei.
Parabéns!
Sempre a tê-la na maior estima e consideração. Beijos de Afecto
Eternamente...
pena

Beth disse...

Bom saber disso !!! Estarei sem carro mesmo !! ........
Essas campanhas só vem de encontro a luta por um mundo melhor, uma atmosfera mais respirável e saudável. Seria bom, se não fosse utópico, que esse tipo de campanha fosse durante a semana.

Osc@r Luiz disse...

Hahahah!
Querida, o meu é hoje.
Meu carro ficou sem embreagem ontem e queira ou não queira, hoje será o meu dia sem carro...
De qualquer forma a idéia é muito boa.
Beijo!
Hoje pela pressa, fico devendo uma visita mais longa e atenta, que seu não fizer à noite, de amanhã não passa!
Beijo querida, obrigado pelas suas visitas e comentários.

Postar um comentário

Tags Autores e Temas

Ailin Aleixo (1) Albert Einsten (2) Álvaro de Campos (1) Amizade (28) Amor (78) amor próprio (6) André Compte-Sponville (1) Animais (4) Antoine de Saint-Exupéry (1) Ariano Suassuna (1) Arjuna Baptiston (1) Arquivo Pessoal (28) Arthur Schopenhauer (2) atitude (10) Augusto Cury (1) Autor desconhecido - A.D. (10) Awards (2) Beatriz Brum (1) Bob Marley (2) Buda (1) Caio F. Abreu (2) Carinho (1) Carlos Drummond de Andrade (11) Cazuza (1) Cecília Meireles (5) Charlie Brown Jr (1) Chico Buarque (1) Ciumes (1) Clarice Lispector (6) Clarisse Correa (1) Colleen Houck (1) coração (2) Crescer (1) Dalai-Lama (3) dieta (1) dificuldades (3) Diversos (48) Dom Helder Câmara (1) Drogas (2) Educação (2) Escolhas (1) etnia (1) Eu me chamo Antonio (2) Família (5) Felicidade (17) Fernanda Mello (1) Fernando Pessoa (12) Filmes (3) Foto mensagem (5) Frases (74) futuro (5) Gabriel Silva (1) Gandhi (3) Haroldo de Campos (1) Hermann Hesse (1) Humanidade (12) Humor (27) Isadora Lustosa (1) Kelly Clarkson (1) Kid Cudi (1) Leo Buscaglia (1) Luis Carlos Lisboa (1) Luis Fernando Veríssimo (2) Luiz Pondé (1) Machado de Assis (1) Mafalda (1) Malala Yousafzai (1) Marcos Donizetti (1) Marilyn Monroe (1) Mario Quintana (16) Martha Medeiros (3) medo (1) Michel Melamed (1) Millôr Fernandes (1) Mulher (20) Música (17) Natureza (11) Oscar Wilde (1) Osho (3) Pablo Neruda (4) Padre Fábio de Melo (2) Paulo Coelho (6) Paz (3) PC Siqueira (1) Placas (2) Poemas (20) Política (1) Positividade (7) Provérbios (19) Quadrinhos (4) realidade (1) Reflexões (61) Relacionamentos (10) Religiosas (19) Renato Russo (1) Ruas (2) Sabedoria (9) São Paulo (1) Sapatos (1) Saudades / Ausência (17) Ser louco (4) Shakespeare (5) Slash (1) Snoop (1) Sofrer (12) Solidão (6) sonhos (1) Stendhal (1) Stephen Hawking (1) superação (8) Televisão (2) Tempo (6) Thomas Huxley (1) Victor Hugo (4) Vida (36) Vingança (1) Vinicius de Moraes (14) William Blake (1) Winston Churchill (1)